03 maio 2010

Continuação: Gestação e Após (Alimentação e Beleza)

Durante a gestação e após sabemos que a alimentação é algo muito importante.

Objetivos da alimentação durante a gestação é:
promover a saúde da mãe+ garantir o desenvolvimento do bebê+
reeducação alimentar+ preparar para amamentação.

- Nutrir-se adequadamente pode prevenir problemas como prisão de ventre, ganho excessivo de peso, tonturas, vômitos, pressão alta e cansaço.
- Dê preferência por alimentos integrais e frescos (as fibras facilitam o funcionamento do intestino).
- Faça cinco a seis refeições diárias.
- Mastigar bem cada porção (mínimo 20 vezes).
- Não tomar líquido junto com as refeições.
- TOME MUITA ÁGUA.
- Escolha proteínas com baixo teor de gorduras, como produtos desnatados, queijos brancos, peixe e frangos.
- Evite bebidas e alimentos que contenham excesso de cafeína, álcool e açúcar.
- Diminua o consumo de sal e gorduras (saturadas e trans).
-Tenha o hábito de ler o rótulo dos alimentos e verificar o prazo de validade.
- Alimentos com conservantes ou enlatados, também, devem ser evitados.
- As vitaminas e sais minerais tornam  a gestação ainda mais saudável: o cálcio ajuda a formar os ossos do bebê, o ferro auxilia na formação celular e sanguínea da criança e a vitamina C colabora na absorção do ferro. O ácido fólico facilita o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê e o zinco promove o crescimento do feto.

Texto sobre a alimentação com a colaboração da Nutricionista
Mônica Schneider.

um resuminho de algumas transformações da pele:


Cuidados básicos adequados à pele da gestante:
1. Higienização: são aconselháveis os sabonetes líquidos com pH o mais próximo possível do fisiológico (entre 4,5 e 6). Os sabonetes em barra, como regra, são bastante alcalinos. Os ativos alcalinos preparam o terreno para desidratação, irritação e infecção cutânea.

2. Hidratação: são preferíveis os hidratantes hidrossolúveis suaves. Após a secagem do corpo com toalha macia deve ser aplicado o hidratante adequado, particularmente nos locais de maior ressecamento e predisposição a formação de estrias (mamas, abdome, nádegas, quadris).

3. Cabelos e Unhas: Durante a gestação aumenta a proporção de fios na fase anágena, portanto a queda é limitada. Após o parto, cessa o estímulo estrogênico acentuado e numerosos fios passam a fase telógena. É bastante controverso o uso de tinturas de cabelo durante a gestação. De qualquer modo, prevalece as evidências: produtos aplicados sobre a pele e o couro cabeludo são absorvidos com maior intensidade nesse período e o couro cabeludo é ricamente vascularizado- portanto, muito mais receptivo. Não há evidências sobre danos quanto à utilização de cosméticos para as unhas durante a gestação.

4. Fotoproteção: é sempre recomendado o uso de fotoprotetores (20 ou 30- FPS) que podem ser associados a antioxidantes, devem ser aplicados a cada duas horas, todos os dias (mesmo que não tenha sol e até em lugares fechados).  Para tratar as manchas que já surgiram na gestação o mais recomendado é após o parto.
Material retirado do Informedical MedNews (Ano 1 e número 1):
Alterações fisiológicas da pele durante a gestação.

E como ficou o corpo após a gestação?
Sinônimo de felicidade para as novas mães, também é natural que a gravidez traga consequências estéticas. Mas não é assim tão complicado recuperar a boa forma. Respeitando o período de resguardo é possível iniciar os tratamentos e retomar os cuidados corporais de maneira gradativa.

Alguns dos problemas apresentados no pós parto:

Estrias: caracterizam-se pelo rompimento das fibras elásticas (responsáveis pela elasticiade e tonicidade da pele) e afetam 50% a 90%das mulheres na gestação. Tratamentos como peelings são sempre recomendados.


Flacidez: a tendência é a barriga voltar a ficar firme após o parto. No entanto, por predisposição genética, aumento excessivo de peso, a musculatura e a pele podem ficar flácidas. Para ter de novo uma barriga durinha a ginástica localizada sempre foi uma ótima opção, hoje podemos contar com a plataforma vibratória (figura ao lado). A plataforma consegue atingir músculos específicos trabalhando de forma direcionada o abdômen e outros músculos que ficaram flácidos. Uma opção para a flacidez de pele é a endermologia.


Olheiras: até quem não tem tendência pode desenvolver olheiras durante o pós parto em função da adaptação da nova rotina e das noites mal dormidas. Cremes podem ser usados para amenizar as olheiras e recomenda-se a drenagem linfática facial (que consegue eliminar toxinas que causam a coloração escura e o líquido retido que causa o edema).

Manchas na pele: a gravidez provoca um bombardeio de hormônios que pode causar manchas. Já existem produtos feitos especialmente para a pele das gestantes. E para o pós parto existem várias opções de tratamentos como os peelings químicos e mecânicos (com o uso de aparelhos).

Excesso de peso: o ideal é procurar orientação nutricional e realizar uma atividade física, para tanto, também vale seguir as dicas citadas anteriormente.

Retenção de líquidos: é uma ocorrência comum durante a gestação e após o parto. Para aliviar os sintomas, não há nada melhor que a drenagem linfática manual. O procedimento elimina execesso de toxinas e líquidos, melhora a oxigenação e a nutrição das células. Auxilia, também na redução de peso.

Gordura localizada: comum no quadril, na cintura e nas coxas. A drenagem linfática pode ajudar muito na resolução deste problema, podendo associar este procedimento a outros tratamentos como a plataforma vibratória, o Manthus (figura ao lado) e a endermologia.

Vale lembrar que para ficar bonita durante a gestação e após recomenda-se seguir três passos:



Fisioterapia Dermato Funcional +

Exercícios Físico +

Boa Alimentação







 

 
 

Um comentário:

  1. Amei o blog querida! Como faco pra te seguir aqui? Nao achei nenhum link... =S We can keep in touch! Beijao! Aline

    ResponderExcluir