12 maio 2010

Plataforma Vibratória: Conceito de Bem Estar e Saúde!

A plataforma vibratória  faz com que os músculos sejam estimulados através do reflexo constante de contração-relaxamento criada pela instabilidade gerada na plataforma.

O treinamento da plataforma vibratória não utiliza o princípio de sobrecarga de peso (como nos exercícios de musculação), ele é baseado no aumento do esforço físico através do aumento da força gravitacional. As vibrações geradas na plataforma aceleram o movimento aumentando a gravidade padrão do corpo.

Foi criada  para a prevenção da perda de densidade óssea e massa muscular que sofriam os astronautas, devido aos grandes períodos de permanência em atmosfera sem gravidade.

Os resultados obtidos foram tão significativos que de imediato se passou a utilizar a vibração como medida terapêutica. Desde então foram efetuados inúmeros estudos científicos que provaram a eficácia da vibração na prevenção e tratamento de algumas patologia.


Podendo ser utilizado tanto por pessoas da terceira idade até atletas de alta performance, dependo do treino que será feito.

Algumas vantagens são atribuídas a este tipo de treino: menor desgaste articular, estimulação das fibras musculares 40 a 60% superior ao treino convencional e redução do tempo de treinamento.

Em até 12 minutos conseguimos fazer um treino completo e equilibrado para cada indivíduo, podendo perder até 200 calorias.

Estimulam músculos que são difícieis de trabalhar como os posturais e estabilizadores profundos, espinhais e pélvicos. Envolvem entre 95% e 97% das fibras musculares.

Podem ser trabalhados exercícios ativos, exercícios isométricos (com contratação e estáticos), exercícios isométricos com ativos, exercícios associados a respiração. Na plataforma vibratória podem ser feitos exercícios de alogamento, relaxamento e fortalecimento muscular (veja os vídeos com estes três tipos de exercícios), nas posições em pé, de lado, sentada e deitada na plataforma. Cada exercício ou postura adotada será feita por um tempo pré determinado sendo sugerido um a dois minutos para cada um.

Sempre a todo tratamento feito é interessante que associemos a outras técnicas e procedimentos, no caso da plataforma podemos associar procedimentos estéticos (como o Manthus para efeito sobre a gordura localizada e celulite), a drenagem linfática (para retenção de líquidos e problemas circulatórios), trabalho de postura (para problemas na coluna por exemplo), entre outras opções que a plataforma permite associar.

Um exemplo de um caso real em que foi associada a plataforma a outros procedimentos foi a postagem já publicada no blog no dia 20 de março de 2010 (leia esta postagem para saber melhor sobre os resultados apresentados no tratamento), segue abaixo o resultado do exame da bioimpedância da paciente que associou a plataforma a drenagem linfática e manthus, ressaltando que estava sendo orientada por uma nutricionista na dieta alimentar. No exame observamos redução de 3,4% de gordura corporal e aumento de 2,4% de massa magra.

Clic na figura para vê-la maior.

Benefícios que a plataforma pode gerar a sua saúde:
1. Aumento da força muscular.
2. Aumento densidade óssea e massa óssea (benefício muito importante para mulheres no climatério, pois apresenta perda da massa óssea mais acentuada neste período).
3. Aumento da taxa metabólica (maior gasto calórico e diminuição de gordura).
4. Alívio da dor.
5. Melhora da coordenação e equilíbro.
6. Melhora do condicionamento físico.
7. Ativação da circulação (melhora da celulite e prevenção no surgimento de varizes).
8. Aumento da flexibidade.
9. Combate à celulite e melhoria do tecido da pele.
10. Reduz gordura visceral e subcutânea (com o aumento do metabolismo e, assim, prevenindo o risco de problemas cardiovasculares).
11. Melhora tônus muscular (melhora flacidez).
12. Fortalece as articulações.
13. Estimula o funcionamento do intestino.
14. Melhora do contorno corporal e postura (diminuindo as gorduras localizadas).

Também observamos resultados nas taxas hormonais: a vibração aumenta a produção do hormônio de crescimento (HGH) e a testosterona (hormônios necessários para a restauração de fibras musculares), induz a liberação natural de serotonina, endorfinas e neurotrofinas (hormônios associados ao bem estar físico e mental), e absorve o cortisol (hormônio associado ao stress).

Contra indicações da plataforma vibratória (que devem ser analisadas em cada caso individualmente):
- Gravidez.
- Epilepsia.
- Trombose venosa.
- Pós opreratório imediato.
- Próteses de quadril ou joelho.
- Implantação recente de placas e pinos.
- Doença cardiovascular grave.
- Portadores de marca-passo.
- Deslocamento de retina.
- Infecções.
- Tumores.
- Hérnias de disco (grave) ou espondilolistese.
- Cefaléia crônica.

continua na próxima semana.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário