14 julho 2010

TPM..... Por Quê Temos?




A Tensão Pré Menstrual nada mais é do que uma resposta do organismo à oscilação dos hormônios neste período do mês que pode durar até 10 dias.
Apesar de os homens, muitas vezes, acharem que é pura frescura feminina, a síndrome de tensão menstrual, mais conhecida como TPM, é sim um problema que atinge 30 a 40% das mulheres desde a adolêsncia até o climatério. Não ataca orgãos específicos, não é detectável por exames laboratoriais, mas nem por isso é menos sentida mesmo porque, é uma situação que faz parte da natureza humana e as mulheres sofrem com ela.
A TPM é cíclica e acontece após o período ovulatório,  ou seja, cerca de cinco a dez dias antes da menstruação (texto retirado da revista: Plástica e Beleza, junho/2010)

Observe a figura abaixo que demonstra o ciclo mesntrual completo (clic em cima da figura para vê-la em tamanho maior):
É importante ressaltarmos que para fazermos um diagnóstico de TPM, a mulher deve apresentar sintomas por mais de três meses para se certificar que não é apenas um distúrbio hormonal transitório. Os sintomas variam em cada mulher, mesmo porque existem  mais de 200 sintomas que as mulheres podem apresentar neste período do mês.

Eis os principais sintomas (figura abaixo do livro Programa Saúde da Mulher):


Pele oleosa, olheiras e ganho de peso, também, estão entre os principais sintomas apresentados, veja as figuras abaixo (Revista Ouse).






O que você pode fazer para aminzar os sintomas da TPM (primeira figura abaixo retirada do livro: Programa Saúde da Mulher):










Textos retirados da revista: Shape junho de 2010.


 
Para tratar alguns sintomas apresentados na TPM sugere-se......

DRENAGEM LINFÁTICA: a drenagem contribui para reduzir principalmente o inchaço que causa incovenientes com aumento de peso, dores nas mamas, dores nas pernas, dores nas articulações, entre outros sintomas e além disso como consequência (em alguns casos) a drenagem consegue diminuir crises de dores de cabeça, dores nas costas e a constipação instestinal. Pelo acúmulo de líquidos e toxinas muitas mulheres apresentam dores de cabeça, com a drenagem estes são eliminados assim diminuindo as dores.

Veja o relato abaixo de uma paciente que faz drenagem linfática manual as 3 anos e meio uma vez por semana, o motivo principal pelo qual a paciente buscou este recurso foi pelos incomodos que apresentava durante o período pré menstrual, (é importante ressaltar que logo no primeiro mês de tratamento os sintomas foram grandemente amenizados):

A TPM sempre foi uma tortura pré menstrual, os seios inchavam e doíam muito, cólicas e dores de cabeça acompanhavam os sintomas o que resultava num mau humor extremo (aquela vontadezinha de apertar um pescoço). A drenagem ajudou a minimizar as cólicas e o inchaço, por consequência, melhorou e muito meu ânimo, humor e a convivência com o meu marido que era a principal vítima nesses dias, tanto que agora ele sempre diz: tu não pode mais parar de fazer drenagem.

OLEOSIDADE DA PELE: a oleosidade e a acne pode ser amenizada com uma boa limpeza de pele (profunda) e se o caso for mais grave recomenda-se sessões de peelings (veja as postagens sobre limpeza de pele e peeling).

OLHEIRAS: para amenizar este problema tão comum a tantas mulheres recomenda-se um tratamento específico. Se não tratada as olheiras podem permanecer para sempre, pois o escurecimento da pele desta região (por um tempo muito prolongado) pode tornar-se uma mancha (veja a postagem sobre olheiras).




Nenhum comentário:

Postar um comentário