07 dezembro 2010

Continuação: CELULITE um grande vilão.....e pra você?

3. Como se pode tratar a celulite? Quais os tratamentos que trazem bons resultados? Podes explicar como funciona cada um deles e quantas sessões de cada são necessárias para começar a perceber o resultado?
Hoje existe uma infinidade de tratamentos para a celulite e surgem novos tratamentos a cada dia, mas de uma forma geral devemos focar os tratamentos no que diz respeito a combater o quadro clínico da celulite, ou seja:
- acelerar a drenagem local de líquidos,
- diminuir as fibroses,
- promover a quebra das células de gorduras.

Por ser multifatorial a celulite exige tratamento á altura: é preciso combatê-la em todos os níveis, o que inclui, também, a prática de uma atividade física regular e uma alimentação saudável e equilibrada.

É importante ficar atento para um fator determinante no tratamento: antes de qualquer iniciativa de começá-lo deve-se realizar uma avaliação com um profissional especializado e preparado, para que o tratamento realizado seja o mais indicado para cada caso em particular.

Até porque a celulite geralmente vem acompanhada por outros problemas como a gordura localizada, flacidez e inchaço e estes, também, devem ser tratados.

Tratamentos recomendados e que geram bons resultados no combate da celulite:
Drenagem Linfática Manual:


Um tratamento bastante conhecido para a celulite é a drenagem linfática manual e podemos afirmar que a drenagem ainda continua sendo o tratamento número um para a celulite por ela conseguir melhorar alguns fatores que estão envolvidos nas causas da celulite. A drenagem sempre deve ser feita de forma delicada e suave. Com este tratamento podemos observar resultados como diminuição da retenção de líquidos nas primeiras sessões, mas resultados como a melhora do aspecto da pele demoram bem mais para serem observados, por isso recomenda-se em casos mais graves ou que desejam resultados mais rápidos a associação a outros tratamentos.


Plataforma Vibratória:
A plataforma vibratória é uma opção de tratamento bastante recomendada para este problema pois consegue melhorar a circulação sanguínea e linfática (resultados observados desde o início do tratamento) e a diminuir a flacidez muscular (resultado observado com dois a três meses de tratamento).

O sedentarismo agrava a celulite, pois favorece o aumento da massa gorda em detrimento da massa muscular (massa magra). Como consequência, há um menor efeito de bomba que os músculos das pernas exercem sobre as veias para ajudar o retorno do sangue. E já sabemos que a má circulação favorece o inchaço das pernas e a celulite. Com tudo isso sabemos que a plataforma vibratória entre os seus diversos efeitos consegue aumentar a massa magra e melhorar a circulação, assim melhorando a celulite como efeito final.

Endermologia:
A endermologia é uma técnica de tratamento de massagem profunda que utiliza movimentos de rolamento e sucção e faz uso de tecnologia não invasiva. Os movimentos realizados promovem aumento do fluxo sanguíneo e linfático melhorando a nutrição das células, assim promovendo a eliminação de toxinas e líquidos. Esta técnica de tratamento, também, foca melhorar a qualidade da pele e a melhora do contorno corporal, com resultados observados em média com dez sessões.

Manthus®:
O Manthus é ultra-som de alta potência e computadorizado que permite adaptar o tratamento a cada paciente. É um aparelho que tem um grande diferencial: faz com que as células de gordura sejam fragmentadas e posteriormente eliminadas pelo próprio organismo. Por isso que ele é considerado um dos melhores recursos no tratamento da celulite. A partir de 6 sessões resultados consideráveis já são observados.

Radiofrequência:
As radiofreqüências podemos afirmar que são os equipamentos da vez, todas as revistas que abrimos vemos tratamentos com radiofrequência e uma das enfâses de tratamentos deste aparelho é na celulite.

Ela atua aquecendo a derme, este calor tem a função de estimular a circulação sanguínea e a formação de novo colágeno, além de reestruturar o antigo, o que contribui para espessamento e firmeza da pele. Também, aumenta a vascularização e a drenagem linfática, diminui os fluídos (líquidos) e toxinas no adipócito (célula de gordura), redução de medidas e uma pele mais lisa.

Até então os aparelhos de radiofreqüências bastante conhecidos eram o Accent® e o Thermacool® e agora foi lançado o Hertix® (da mesma marca do conceituado Manthus®).

O número de sessões e o intervalo de tratamento é variável de aparelho para aparelho.

Sempre é interessante no tratamento para a celulite associar técnicas de tratamentos para ter resultados mais rápidos e eficazes, porém adaptando o tratamento a realidade de cada paciente.

E, para complementar sugere-se o uso cosméticos. Sozinhos, eles oferecem pouco resultado, mas podem potencializar os tratamentos contra a celulite.

Uma novidade nesta área são os cosméticos que contém ativos manoencapsulados e por isso conseguem uma permeação cutânea mais efetiva gerando melhores resultados.

Para a compra de um cosmético sempre é interessante levar em consideração os ativos da fórmula (os mais conhecidos são a cafeína, cavalinha e centella asiática) e as concentrações de cada ativo (com concentrações muito pequenas sabemos que o efeito fica questionável). Sugere-se que a prescrição do cosmético a ser usado fique por conta do profissional que irá realizar o tratamento para a celulite, assim podendo ser usado o produto mais indicado.

4. É possível evitar a celulite? Como?
Como a celulite surge em função de vários fatores que não podemos controlar não é possível evitá-la por completo, mas podemos sim adotando hábitos de vida saudáveis e recorrendo a bons tratamentos manter a celulite controlada (assim não deixando-a evoluir, ou seja, passando de um grau um para um grau três, por exemplo).

Alguns hábitos de vidas são recomendados para o controle da celulite como: praticar atividades físicas, incluir na rotina o costume de beber muita água, desenvolver bons hábitos alimentares ingerindo sempre alimentos com fibras, reduzindo as gorduras e o sal em excesso, evitando refrigerantes e o álcool, manter regularizado o funcionamento intestinal, ter o cuidado para não permanecer por períodos muito prolongados na mesma posição, só sentada ou em pé (sempre é interessante de tempos em tempos trocar de posição), evitar o uso de roupas muito justas e sapatos de salto muito alto, o uso contínuo (que acabam prejudicando a circulação) e evitar o tabagismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário