26 janeiro 2011

FILTRO SOLAR.....você usa?

Está confirmado que até os 20 anos, já tomamos 75% da nossa cota de sol destinada à vida toda.
Os efeitos da radiação ultra violeta só se manifestam com o passar do tempo. As lesões começam a aparecer na maioria das vezes ao redor dos 40 anos (devido ao efeito cumulativo da radiação solar). Portanto, proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem. 

Observe a figura abaixo e entenda melhor as radiações UVA e UVB (http://www.dermatologia.net/):

Radiação UVA
Maior parte do espectro ultra violeta, a radiação UVA possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão. Sua intensidade também não varia muito ao longo do dia, sendo pouco maior entre 10 e 16 horas que nos outros horários. Penetra profundamente na pele, sendo a principal responsável pelo fotoenvelhecimento. Tem importante participação nas fotoalergias e também predispõe a pele ao surgimento do câncer. O UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol.

Radiação UVB
Sua incidência aumenta muito durante o verão, especialmente nos horários entre 10 e 16 horas quando a intensidade dos raios atinge seu máximo. Os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares. É a principal responsável pelas alterações celulares que predispõem ao câncer da pele.

Para efeito de classificação, foram determinados 6 fototipos cutâneos que variam da pele mais clara à pele negra, aumentando de acordo com a quantidade de melanina de cada fototipo:

Fototipo I – Cor da pele: branca, olhos azuis e sardentos; sempre queima/ nunca bronzeia.

Fototipo II – Cor da pele: branca, olhos azuis, verde ou castanhos claros, cabelos loiros ou ruivos; queima sempre/ dificilmente bronzeia.

Fototipo III – Cor da pele: branca (a média das pessoas brancas normais); às vezes queima/ bronzeia moderadamente.

Fototipo IV – Cor da pele: marrom (pele clara ou morena clara), cabelos castanhos escuros e olhos escuros; raramente queima/ bronzeia com facilidade.

Fototipo V – Cor da pele: marrom-escuro (pessoas morenas); queima muito raramente/ bronzeia muito facilmente/ indivíduo natural e moderadamente pigmentado.

Fototipo VI – Cor da pele: negra; não queima/ bronzeia muito/ indivíduo naturalmente muito pigmentado.


Para ilustrar melhor segue as fotos de pessoas com os repectivos fototipos:



Orientações sobre o filtro solar:

1) DEVE SER USADO DURANTE TODO O ANO (nas quatro estações), mesmo no inverno e em dias nublados. Um exemplo é que em dias  nublados, até 80% da radiação ultravioleta pode atravessar as nuvens e chegar à Terra.

2)  EVITE OS HORÁRIOS ENTRE 10 E 16 HORAS. Este é o pior horário para se expor ao sol devido à grande intensidade da radiação UVB, principal causadora do câncer da pele. Se você tem que se expor ao sol neste horário, proteja-se intensamente com protetores solares de FPS alto, use chapéus, roupas e barraca.

3) Devemos USAR FILTROS SOLARES ESPECÍFICOS PARA A FACE, pois a pele do rosto exige cuidados especiais.

4) TODOS OS TIPOS E FOTOTIPOS DE PELE DEVEM USAR FILTRO SOLARE. Isso inclui as peles com um fototipo mais alto e as peles oleosas.

5) Aplique generosamente o filtro solar, 20 A 30 MINUTOS ANTES SE EXPOR AO SOL. Este é o tempo necessário para a estabilização do protetor solar na pele, de modo que sua ação ocorra com maior eficácia. Faça isso de preferência em casa, sem pressa. Lembre-se de reaplicar o filtro a cada 2 horas ou após mergulhar.

6) USE FILTRO SOLAR COM FPS 15 OU MAIOR. FPS é a abreviação de Fator de Proteção Solar e significa que usando um filtro com FPS= 15 sua pele levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha do que sem proteção.

7) Se for usar hidratante sem FPS deve-se sempre APLICAR O HIDRATANTE PRIMEIRO e após uns 30 minutos aplicar o filtro solar.


A linguagem utilizada nos rótulos dos filtros solares muitas vezes deixa o consumidor confuso na hora da compra. Aprenda abaixo o que significam os termos mais frequentes e escolha aqueles mais indicados ao seu tipo de pele:
  • Anti UVA e UVB: filtros que protegem contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B.
  • Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias.
  • Livre de PABA ou "PABA Free": filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias.
  • Livre de óleo ou "oil free": filtros cujos veículos não contém substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.
  • Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.
ALGUMAS DÚVIDAS COMUNS.......
http://estilo.uol.com.br
Existem protetores mais adequados para o dia-a-dia e para os momentos de lazer?Sim. Para uso cotidiano, vale a pena buscar um produto que seja cosmeticamente mais agradável de ser usado ao longo do dia, com absorção rápida, toque seco e fragrância suave. Para a praia, piscina e prática de esportes ao ar livre, é importante ter um protetor com FPS mais elevado, com uma aderência maior à pele, que possivelmente pode resultar em uma sensação cosmética mais "pesada".

O tipo de pele interfere na escolha do protetor solar?

Sim. O ideal é tentar fazer uma combinação entre o veículo utilizado no produto (gel, creme, loção, spray), o FPS e o grau de exposição ao sol. Por exemplo: peles oleosas combinam melhor com o protetor em gel, no entanto, quanto maior o FPS, mais gorduroso é o produto, independente do veículo. Assim, talvez não valha a pena usar um FPS muito alto que possa deixar a pele ainda mais oleosa, mas sim usar um FPS mais baixo e menos gorduroso, e reaplicá-lo mais vezes.


A partir do FPS 30 todos os protetores são iguais?
Não. Na verdade, o que acontece é que acima do FPS 30, o percentual de proteção sofre uma variação muito pequena. Por exemplo, enquanto o FPS 30 filtra 96,7% da radiação solar, o FPS 40 filtra 97,8%. No entanto, o protetor com o FPS mais alto possui uma permanência maior na pele, devido à uma fórmula mais estável - a chamada fotoestabilidade.

Tabela do fator de proteção x bloqueio dos raios ultravioletas:
Fator de proteção do filtro solar
Bloqueio de raios ultravioletas 
10
90,0%
20
95,0%
30
96,7%
60 98,3%


Algumas sugestões:


Peles Normal ou Secas:
Peles Oleosas:





Nenhum comentário:

Postar um comentário