26 março 2011

Perfumes: como fazer a escolha certa?

Ao inalar um perfume, o aroma é transformado em imagens ou sensações e transmitido para o cérebro, que reage enviando mensagens ligadas ao bem estar físico e emocional, devido a isso um perfume exerce um papel tão importante em nossas vidas.

Os perfumes se dividem em seis grandes grupos, estes determinam a alma da fragrância, ou seja, a característica mais marcante do perfume, eis os grupos: florais, cítricos, amadeirados, frutais, orientais e modernos.

Um perfume é resultado da mistura de 75 a 200 essências, por isso a emissão dos seus odores é dividida em três etapas, as chamadas notas, cada qual com seu tempo de duração (veja a figura abaixo- clic na figura para vê-la em tamanho maior):

Cada tipo de pele reage ao perfume de um modo diferente, em algumas o cheiro parece literalmente grudar, e em outras desaparecer em pouco tempo, o mesmo perfume pode persistir de 14 a 15 horas em uma pessoa e 2 ou 3 horas em outra.

Explicações são muitas: acidez da pele, oleosidade, doenças e medicamentos utilizados, problemas de origens hormonais, alimentação e se é ou não fumante.

Devido a isso sabemos que a química da pele é uma realidade extremamente complexa ao qual vamos demorar a conhecer por completo.

De um modo geral podemos nos orientar na escolha de um perfume quanto aos tipos de pele (oleosa ou seca).

·         PELE OLEOSA: na pele oleosa as glândulas produzem mais oleosidade. Tanto que ela possui uma aparência brilhante, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo). Por isso a pele oleosa adere melhor e deixa a fragrância mais intensa, assim para este tipo de pele prefira os perfumes mais leves, como as versões de verão, essências orientais, cítricas ou florais leves. Isso vale para peles morenas que na maioria das vezes são oleosas.

·         PELE SECA: suas principais características são a falta de brilho e uma textura fina e áspera. A baixa produção de oleosidade das glândulas sebáceas faz com que a pele seja pouco lubrificada e hidratada. Os aromas marcantes são ideais, como os amadeirados, florais densos e orientais. Também, recomendado para peles claras que são em grande parte secas.

Assim apenas a pele normal fixa da maneira certa a fragrância, para os outros  tipos você poderá seguir as dicas acima. 

Diferenças entre as colônias, eau de toilette, eau de parfun e parfum:
As colônias, mais suaves, são comparadas ao frescor do banho e têm fixação de duas a seis horas; os eau de toilette são um pouco mais fortes que as colônias e têm fixação de seis a oito horas; os eau de parfum, mais marcantes são o prêt-à-porter dos perfumes e duram entre oito e 12 horas na pele; os parfum, muito intensos, têm fixação de mais de 12 horas e são tão glamourosos que são comparados à alta costura pelos perfumistas.

Se mesmo assim ficar com dúvidas quanto à escolha do seu perfume você poderá seguir a seguinte orientação, para não errar na escolha: como vivemos num país tropical o dia-a-dia pede uma essência mais leve como as colônias à base de ervas aromáticas ou cítricas. Perfumes mais fortes podem ser usados à noite. Se a temperatura baixar abuse dos amadeirados, adocicados e orientais com especiarias.

Quando for comprar um perfume faça um teste na própria pele, aplicando o produto no pulso e no braço (esperando alguns minutos para cheirar). E evite provar mais de três fragrâncias no mesmo dia, é provável que fique confuso  não consiga definir os cheiros de que mais gostou.

É interessante ressaltar que antigamente, os perfumes masculinos e femininos eram pólos opostos. Para elas, eram produzidas fragrâncias predominantemente florais e, para eles, as cítricas e amadeiradas. Com o tempo, a ala masculina foi se permitindo blends suaves e adocicados. Ao mesmo tempo, observou-se que boa parte da venda de perfumes masculinos era consumida por mulheres.

Dicas de uso:

·         Tome cuidado com outros cheiros que o corpo apresente, como o de sabonete, xampu, desodorante e cremes.

·         Os melhores pontos para aplicar o perfume é na nuca, atrás das orelhas, pulsos, pescoço e dobras dos branços (locais onde a circulação sanguínea é maior). Não esfregue a pele no local em que foi aplicado o perfume. 

·         Não aplique em roupas, o odor do tecido se mistura ao da fragrância, alterando o resultado. Podendo, ainda, haver o risco de manchar e danificar o tecido.

·         Quando for se expor ao sol evite usar perfumes, pois se trata de produto químico que poderá provocar manchas na pele.

·         Se apresentar algum problema dermatológico evite usar perfumes, pois as formulações apresentam álcool e podem sensibilizar a pele ainda mais.

·         Prefira aplicar o seu perfume alguns minutos após o banho, porque logo em seguida os poros retêm mais água e o contato com o perfume faz com que a fragrância evapore rapidamente.

·         Pela manhã não abuse na quantidade borrifada de perfume, pois neste período do dia o olfato está mais apurado e o aroma poderá parecer mais forte ainda.
No Brasil, as preferências por cheiros fogem do padrão europeu e americano. Os homens gostam das fragrâncias de madeira e de especiarias e as mulheres, geralmente, preferem os perfumes florais frescos. Por isso, muitas vezes optam por fragrâncias masculinas, que reúnem notas de madeira, uma mania tipicamente brasileira. Os franceses gostam de perfumes mais encorpados. Aí entram os florais, bem femininos, e aqueles que possuem toques orientais, mais adocicados. Perfumes com notas gastronômicas, que lembram o chocolate e a baunilha, como o famoso Angel, nasceram nos Estados Unidos e agora são tendência mundial.

Por causa de nossa extensão territorial, os consumidores de cada região têm preferências diferentes, segundo pesquisa de O Boticário. A mulher do Norte e do Nordeste é apaixonada por lavanda, uma das mais antigas essências, que hoje está presente até em sabão em pó e produtos de limpeza. No Centro-Oeste, destacase o musk para as mulheres e o floral amadeirado e o chipre para os homens. No Sul e no Sudeste, reinam o floral amadeirado. Os maiores mercados são o Sudeste e o Nordeste.

Assim nunca se esqueça que escolha de um perfume demonstra muita coisa sobre você e será uma das formas de lembrança que vai deixar nas pessoas.

Segue abaixo um teste para descobrir qual o melhor perfume pra você!
Continuação.....
Resultados do teste (clic duas vezes em cima da figura para vê-la em tamanho maior)....

Fontes:

Revista Isto É , 2005.

Guia de Perfumes 2009 e 2010- Revista L`officiel (figura ao lado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário