31 agosto 2011

O sucesso do seu tratamento pode estar na sua avaliação!




Todo paciente que tem a intenção de realizar um tratamento deve antes passar por uma avaliação.

  • É comum pensarmos que para realizar tratamentos  "estéticos" não precisamos de uma avaliação! 
  • Várias pessoas antes de iniciar um tratamento já têm em mente o procedimento que  desejam realizar, no entanto não podemos esquecer que podem existir indicações de procedimentos mais adequados ou contra-indicações do procedimento escolhido. Um exemplo que podemos citar é o caso da celulite: existem muitos recursos para tratar a celulite, ela pode, inclusive, estar associada a retenção de líquidos e  flacidez, sendo assim, para cada caso em específico sugere-se tratamentos direcionados.



Desta forma, uma boa avaliação pode ser determinante para o sucesso do tratamento, pois nela são coletadas as informações necessárias para uma boa prescrição, direcionamento e orientação dos tratamentos. Uma avaliação define:

- quais o procedimentos mais adequados a serem realizados em cada caso em específico;
- possíveis associações de tratamentos que podem ser realizados;
- estabelecer prioridades do tratamento e as áreas tratadas;
- levar em consideração as contra-indicações do tratamento;
- definir as maiores indicações dentro da finalidade do tratamento;
- detectar possíveis causas que têm levado ao problema apresentado e, assim, sugerir   orientações para a solução ou a melhora deste.

Um avaliação é composta, basicamente, de três pilares:
  • Coleta dos dados de identificação do paciente;
  • Coleta de informações como hábitos de vida, cirurgias realizadas e condutas terapêuticas prévias, uso de medicamentos, problemas de saúde, queixas e disfunções e motivações do paciente com o tratamento, entre outras informações importantes que devem ser registradas.
  • Exame físico.



No exame físico pode ser observados problemas faciais (fotoenvelhecimento, presença de manchas, acne, oleosidade, entre outros) e corporais (estrias, celulite, gorduras localizadas, problemas posturais, entre outros).

E, ainda, podem ser realizados exames específicos com o uso de equipamentos como:

1) Adipômetro/ Plicomêtro: ele serve para medir a gordura corporal através de pregas cutâneas. De acordo, com as medidas obtidas através desse instrumento é possível observar melhor a distribuição de gordura no corpo e classificar se está abaixo, acima ou dentro do considerado normal para determinada pessoa. 

2) Perimetriaatravés de uma fita métrica são medidas as circunferências das regiões a serem tratadas como abdômen, pernas e braços com a finalidade de estabelecer a comparação entre o início e o fim do tratamento (analisando a mudança das medidas).

3) Dermografia de contato: detectar aspectos térmicos da celulite. Permite diferenciar a presença de simples adiposidade e/ ou celulite. Estabelecer o grau da celulite e mapeá-la.




4) Bioimpedância: verificar o percentual de gordura e hidratação corporal (de acordo com a idade, peso e altura).









5) Avaliação postural: analisar problemas/ alterações posturais que podem ressaltar problemas como a flacidez abdominal e ou celulite.

6) Fotografia: têm a finalidade de estabelecer a comparação entre o início e o fim do tratamento, além de o profissional ter documentado visualmente os problemas apresentados pelo paciente e, assim, podendo observar maiores detalhes que poderão contribuir no tratamento a ser realizado. 


7) Luz de Wood (Dermaview): O analisador de pele tem a função de colaborar para a formação de diagnóstico mais específico dos problemas apresentados na pele, pois através dele se pode verificar a profundidade de manchas, presença de oleosidade, ressecamento e de outros tantos problemas que a pele pode apresentar, inclusive aqueles que ainda não são vistos a olho nu.


8) Dermatoscópio Este aparelho que aumenta a imagem em 10 a 70 vezes, como um microscópio e têm a intenção de avaliar a pele (como manchas e pintas).








Obs: Todas as informações coletadas e exames feitos na avaliação são sigilosos (somente de acesso ao profissional e do paciente).




AGENDE SUA AVALIAÇÃO E FAÇA O TRATAMENTO MAIS INDICADO PARA VOCÊ!







Um comentário:

  1. Uau! Muito bom! Nunca tinha parado para pensar na importância da avaliação e tbm não sabia que ela é tão completa assim... Muito legal esta postagem!

    ResponderExcluir