21 março 2010

I Parte: Drenagem Linfática? a gente responde as suas dúvidas.

Clic em cima da imagem pra ver o esquema em tamanho maior!

Reportagem da Revista Boa Forma (março de 2010).

1.Qual o objetivo da drenagem?
Esse tipo de manipulação ajuda o sistema linfático a trabalhar melhor- ou seja, filtra o execesso de líquido e toxinas que ficou retido nos tecidos, devolvendo-o ao sistema circulatório, como se fosse um "saneamento" básico do nosso corpo. Na prática , com esse processo funcionando a todo o vapor, é possível diminuir o inchaço, melhorar a circulação e , consequentemente, a aparência da pele, reduzindo celulite, gordura localizada e até acne, rugas e flacidez.

2. Quem pode fazer?
A drenagem linfática vai trazer benefícios principalmente às mulheres que se queixam de retenção líquida, cansaço nas pernas e até dor no bumbum e nas coxas, área onde a celulite costuma aparecer. Também funciona para quem se sente muito inchada na TPM (algumas vezes a balança indica até 4kg a mais nos dias que antecedem a menstruação) e para as gestantes. Mas, de uma forma geral, todo mundo pode fazer, com exeção de mulheres que sofrem de doenças infecciosas e câncer.

3. Por que a drenagem é indicada depois de algumas cirurgias?
Em qualquer cirurgia, por causa do trauma, há um processo inflamatório que gera um excesso de líquido fora dos vasos e das células, causando edema (inchaço). Daí, a recomendação da drenagem depois da lipoaspiração e do implante de próteses de mama, entre outros procedimentos, sempre após a liberação médica. O profissional que faz a drenagem deve ter especialização nessa área, pois é necessário um cuidado maior com a pele, a cicatriz e até com a prótese para não haver descolamento.

4.Costuma doer?
A metodologia estudada e consolidada da drenagem linfática segue três princípios: pressão moderada, ritmo e direção (sempre das extermidades do corpo para o centro dele). Não costuma doer e nem deixa o corpo roxo. Pelo contrário: os delizamentos sobre a pele são suaves e superficiais, pois a intenção é conduzir a linfa até pontos estratégicos localizados nas virilhas, axilas e atás dos joelhos- canais onde as toxinas serão filtradas e enviadas ao sistema circulatório. Quando a massagem é muito vigorosa pode até haver rompimento dos vasos linfáticos e, assim, invalidade a proposta da técnica.


continua......

Nenhum comentário:

Postar um comentário