24 maio 2010

Continuação: Plataforma Vibratória: Conceito de Bem Estar e Saúde!





Algumas perguntas e respostas a respeito da
plataforma vibratória:

1. Qual a frequência semanal recomendada para fazer a plataforma vibratória?
Irá depender de cada caso, a plataforma pode ser feita todos os dias da semana com um treino de 20 a 30 minutos, inicialmente recomenda-se, no mínimo, duas a três vezes por semana, caso já faça alguma atividade física pode-se analisar a possibilidade de reduzir a  frequência semanal.


Importante: as plataformas vibratórias não devem ser confundidas com a ginástica passiva nem com os eletros-estimuladores, já que os princípios em que se baseiam e a tecnologia utilizada é completamente distinta. O princípio no qual a plataforma funciona foi exposto na postagem anterior, ele é baseado no aumento do esforço físico através do aumento da força gravitacional. As vibrações geradas na plataforma aceleram o movimento aumentando a gravidade padrão do corpo.


2. A marca da plataforma influência no resultado do tratamento?
Não, o que determina o resultado será o treino ao qual foi submetido o paciente.
Já a plataforma residencial e a profissional apresentam diferenças, as profissionais suportam maior peso e tendo uma maior estabilidade para fazer os exercícios (as profissionais são maiores), fator este que contribui para uma maior variação de posturas e exercícios que podem ser feitos na plataforma. E a vibração da plataforma profissional torna-se, por todos estes fatores, mais agradável.


3. Posso associar outras atividades físicas a plataforma vibratória?
Sim, sem dúvidas, assim os resultados serão ainda melhores. Em qualquer tratamento com a intenção de reduzir gordura corporal, celulite ou flacidez sempre será interessante associar mais tratamentos possíveis, incluindo exercícios e uma dieta adequada.


4. Caso optar por fazer somente a plataforma como tratamento terei bons resultados?
Sim terá, mas as associações sempre serão bem vindas, inclusive para um resultado mais rápido.


5. Se parar de fazer a plataforma os problemas que apresentava anteriormente voltarão (como a flacidez)?
A tendência é que, com o tempo, se você não manter hábitos de vida adequados (como uma boa alimentação e atividade física) é que seus problemas voltem. Ou seja, a plataforma se enquadra em um hábito de vida adequado pois é como uma atividade física.


6. Em quanto tempo poderei observar os resultados do tratamento?
Nas primeiras sessões os resultados já poderão ser observados, como: eliminação de líquidos e regulação do intestino. Objetivos como: a melhora da flacidez muscular poderá ser visto (se não pratica nenhuma atividade física) com dois meses de treino (tempo médio para qualquer atividade física).


7. A plataforma é recomendada para todos os tipos de pessoas?
Sim, com certeza. A plataforma permite que sejam feitos exercícios em posturas/ posições fáceis até as com um grau de dificuldade e exigência muito alto. Sem contar que a freqüência da plataforma pode variar conforme a intensidade do exercício.
A plataforma vibratória tem sido usada por atletas profissionais como um treinamento suplementar e alternativo. Em pessoas idosas incapacitadas para exercícios com pesos ou aeróbicas, têm na plataforma vibratória uma solução simples para prevenir a perda muscular relacionada à idade, melhorando a flexibilidade, o fluxo sanguíneo por todo o corpo com importante ganho em bem estar e qualidade de vida. Permite, também, que pessoas em condições debilitadas, acometidas por osteoporose, esclerose múltipla, mal de Parkinson, vitimas de derrames, consigam os benefícios do exercício enquanto trabalham dentro de suas limitações.

8. A Plataforma vibratória visa somente trabalhar o fortalecimento muscular?
Não, na plataforma, também, podem-se fazer exercícios de relaxamento muscular e de alongamentos, além de fortalecimento muscular.
Oferece a capacidade de relaxamento de todo o corpo, reduzindo o efeito do estresse. O tipo de vibração utilizada reduz os níveis de cortisol no organismo enquanto aumenta a liberação de hormônios como a serotonina e GH.


9. Posso fazer sempre a plataforma vibratória?
Sem problemas poderá ser feita sempre. A plataforma, assim como o exercício físico praticado numa academia como a musculação, poderá ser feita sempre, sem causar conseqüências a sua saúde. E com o passar do tempo agregando ainda mais benefícios à saúde.


Segue abaixo mais um resultado apresentado por um paciente com o tratamento com a plataforma vibratória (resultados do plícometro, aparelho que afere as dobras cutâneas: a principal aplicação prática do método de dobras cutâneas é na avaliação da composição corporal).
Este paciente faz uma vez  por semana plataforma vibratória e drenagem linfática manual e mais uma vez por semana faz exercícios para a  postura e alongamentos, este tratamento está baseado nas necessidades físicas apresentadas pelo paciente.
Paciente tem 58 anos, sexo feminino, pesando na primeira avaliação 74,6kg e na segunda 74,9kg. Data da primeira avaliação 2 de março de 2010 e da reavaliação 9 de abril de 2010.

Clic em cima da figura para vê-la em tamanho maior.

Observe:
- O percentual livre de gordura aumentou 3,1% e a sobra de gordura corporal diminuiu 3,1%.
- O peso de gordura diminuiu (2,2kg) e de massa magra aumentou (2,5kg).
- Sendo que, no momento, o peso ideal sugerido para o paciente, devido a mudança de massas magra e gorda, aumentou.

E por último .....
É muito importante ressaltarmos:
1) A plataforma  deve ser feita com a orientação de um profissional preparado e capacitado (de preferência o fisioterapeuta ou educador físico).
2) Que saiba conduzir o paciente nos exercícios recomendados para o seu caso em particular formando um treino adequado em relação a tempo, tipos de exercícios (fortalecimento muscular, relaxamento e alongamento) e quais as musculaturas devem ser dadas ênfase no trabalho muscular.
3) Que oriente a respeito de cuidados com a postura (uma postura errada durante a execução de um exercício pode acarretar em conquências como dores musculares). Para a realização de praticamente todos os exercícios é importante que o paciente mantenha o encaixe de quadril. Fazendo o exercício de forma adequada o paciente além de ter o benefícios relatados na postagem anterior conseguirá obter uma melhora da postura.
4) Cuidados que devem ser tomados em casos que o paciente tenha problemas de saúde ou dificuldades para a realização de alguns movimentos.
5) Apresentar uma diversividade de exercícios para que o paciente possa ter um tratamento bem dinâmico e apropriado a sua idade e condição física. Muitos exercícios posturais podem ser adaptados para a plataforma vibratória.
6) E, ainda, ter um maior aproveitamento no tratamento quando for associar a outras atividades ou procedimentos.

Alguns exemplos de exercícios (fotos e videos):
Foto 1 Agachamento, Foto 2 Abdominal, Foto 3 Postura Básica, Foto 4 Membros Superiores

                       

  


3 comentários:

  1. quais as melhores marcas de plataforma vibratória horizontal semiprofissional? as de melhor custo-beneficio?

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se posso fazer a plataforma quando estiver mestruada.
    obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Ótima matéria, esclareceu varias dúvidas, estou pensando em comprar uma tu poderias dar uma sugestão?Marca, modelo, sei que isso é talves não seja usual da tua parte, principalmente porque tuas sugestões serão muito consideradas, mas se possível for, avalie com carinho meu pedido, te agradeceria muito.
    Meu e-mail - psn.pati@gmail.com
    Obrigada
    Patricia

    ResponderExcluir