25 setembro 2010

O Verão Chegando e Celulite Como Está?

A celulite é considerada um problema , e toda mulher sabe muito bem reconhecer quando ele surge. Basta apertar um
pouco a pele ou, num grau mais elevado simplesmente olhar os furinhos aparentes e o aspecto de "casca de laranja" da superficie da pele.

Combater a celulite dá trabalho, mas o empenho vale a pena!

Clic em cima da figura para vê-la em tamanho maior (figura retirada do google imagens)

Como se forma a celulite na nossa pele?
Não existe um consenso científico sobre as etapas que conduzem ao aparecimento da celulite, mas pensa-se que vários fatores estão na sua origem: as células que armazenam a gordura (adipócitos) aumentam o seu volume e comprimem os vasos sanguíneos e linfáticos.

Por outro lado, a água que circula no sangue infiltra-se no tecido adiposo, fazendo-o inchar criando a chamada retenção de líquido. Entre as células adiposas, existe um tecido estrutural (tecido conjuntivo) que, por estar comprimido e pobremente irrigado pelo sangue, começa a perder a sua elasticidade e ganha fibrose (uma espécie de cicatriz). E são estas fibroses que vão formar, a pouco e pouco, uns aglomerados de células de gordura que alteram a textura da pele. Em vez de lisa, a pele ganhou covas e ondas.

Com o tempo, a celulite tende a ficar mais densa e dolorosa, devido à pressão que exerce sobre os terminais nervosos.

A celulite "velha" (que está instalada há muito tempo) prejudica a circulação local linfática e a normal drenagem das toxinas do organismo.

Para tratar a celulite......
Recomenda-se a mudança de hábitos como praticar atividades físicas, adequar a alimentação, cuidar para não permanecer períodos muito prologados em pé ou sentada (somente), o evitar o uso de roupas muito apertadas  e sapatos de salto muito alto (que prejudica a circulação), o tabagismo, entre outros hábitos que podem ser adotados.

Mas sabemos que, hoje, existem uma diversidade de tratamentos para a celulite com resultados excelentes.

Eis alguns tratamentos recomendados e que apresentam resultados comprovados:

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL:
Texto retirado do livro Beleza para a Vida Inteira- Cristina Arcangeli.

Dizemos que a drenagem é o tratamento número um porque é o tratamento que consegue tratar as causas da celulite demonstrando ótimos resultados. No entanto os resultados surgem lentamente (quando não são associados a outras opções de tratamentos) e em casos mais graves surgere-se tratamentos complementares.

ENDERMOLOGIA:
É uma técnica integral para o combate à celulite e redução de medidas. Recupera o aspecto lisinho e suave da pele.

Endermologia consiste numa técnica de massagem profunda que utiliza tecnologia não invasiva. Os movimentos de rolamentos e sucção provocam uma vasodilatação que aumenta o fluxo sanguíneo e linfático, melhora a nutrição das células, promovendo também a eliminação de toxinas e líquidos presentes entre as células de gordura (texto acima retirado do livro Beleza pra Vida Inteira- Cristina Arcangeli).

A intenção maior deste tratamento é melhorar a circulação, qualidade da pele, melhora do contorno corporal e auxiliar na flacidez, mas recomenda-se sempre fazer o tratamento com um profissional preparado e que use  a técnica de tratamento indicada (sem deixar manchas roxas).

MANTHUS:
Texto retirado da revista Plástica e Beleza/ 2010.
Associado ao tratamento com o Manthus recomenda-se a drenagem linfática manual, como o Manthus faz com que as células de gordura sejam fragmentadas, essas células precisam ser eliminadas o quanto antes pelo organismo, se caso não forem eliminadas podem ser reabsorvidas. Assim, a drenagem consegue fazer com que essa eliminação aconteça mais rapidamente.

Manthus: será o fim da celulite? Reportagem do link: http://www.harmonies.com.br/site/noticias.php?codigo=116
“O diferencial está na terapia combinada: a corrente elétrica acelera a queima de gordura, principalmente aquelas que não foram rompidas pelo ultra-som. O tratamento tem resposta rápida e eficaz”, explica Daniela Nunes, especializada em dermatologia e medicina estética. Também especializada em medicina estética, Maria Amélia Bógea, afirma que este é, atualmente, o melhor recurso para o combate à celulite.

A publicitária Lilian Gomes, 26 anos, está no final do tratamento e comemora: já havia passado cremes, mas nunca nada fez efeito. Estou fazendo há dois meses Manthus no quadril e nas coxas e a celulite diminuiu bastante, conta ela.

A jornalista Aline Ferreira, 24 anos, estava cansada de cremes e fórmulas e partiu para o tratamento: “Comecei há um mês, na primeira aplicação perdi 1 cm de cada coxa e, acredite, 4 cm de quadril! Os buraquinhos da celulite estão suavizados. Ainda estou no meio do percurso e pretendo que no término elas estejam bem mais discretas”, nos conta ela, que também não abre mão da ginástica e procura controlar a alimentação, evitando doces e frituras.
PLATAFORMA VIBRATÓRIA:
 “O aparelho coloca cerca de 90% das fibras musculares para trabalhar, enquanto em um exercício comum – como musculação – essa exigência é de 40%, em média”, explica a fisioterapeuta Veridiana D’Avila, da academia Reebok, em São Paulo. Segundo ela, a vibração potencializa a contração muscular, maximizando os benefícios de exercícios feitos no solo, como agachamento e abdominais, e ativa a circulação sanguínea e a linfática – tanto que um dos primeiros resultados é a diminuição do inchaço e da celulite, como aconteceu com a comerciante Beatriz Corrêa, 35 anos, de Blumenau (SC). “Pratico os exercícios por 20 minutos, cinco vezes por semana, há três meses. Noto que estou mais definida e durinha”, conta. Segundo a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo, a vibração mobiliza a circulação local, diminuindo edemas. A tonificação muscular é outro benefício. “O exercício pede força, tornando as contrações eficazes contra a flacidez”, completa Paulo Zogaib, especialista em medicina esportiva, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (http://claudia.abril.com.br/materias/4500/?pagina1&sh=27&cnl=15&sc- Revista Claúdia Setembro/ 2010).

O sedentarismo agrava a celulite, pois favorece o crescimento da massa gorda em detrimento da massa muscular (massa magra). Como consequência, há um menor efeito de bomba que os músculos das pernas exercem sobre as veias para ajudar o retorno do sangue. E já sabemos que a má circulação favorece o inchaço das pernas e a celulite. Com tudo isso sabemos que a plataforma vibratória entre os seus diversos efeitos consegue aumentar a massa magra e melhorar a circulação, assim melhorando a celulite  (veja mais informações sobre a plataforma nas postagens publicadas do dia 12 a 24 de maio/2010 no blog).

RADIOFREQUÊNCIA- NOVIDADE:

A radiofrequêcia podemos dizer que é o equipamento da vez, todas as revistas que abrimos vemos tratamentos com radiofrequência  e uma das enfâses de tratamentos deste aparelho é na celulite.

Ela atua aquecendo a derme, este calor tem a função de estimular a circulação sanguínea e a formação de novo colágeno, além de reestruturar o antigo, o que contribui para espessamento e firmeza da pele. Também, aumenta a vascularização e drenagem linfática, diminui os fluídos (líquidos) e toxinas no adipócito(célula de gordura), redução de medidas e pele mais lisa

Até um mês e meio atrás tinhámos como opções boas deste tipo de tratamento máquinas importadas que encareciam o tratamento custando cada sessão em média R$500,00 a R$300,00, mas em agosto deste ano a KLD (a marca do conceituado Manthus) lançou uma radiofrequência: a Hertix, que venho com a intenção de inovar os tratamentos estéticos, incluindo principalmente a celulite.
Saiba mais sobre este aparelho em breve (será o tema da próxima postagem do blog).

E, ainda.......
Além destas opções de tratamento para celulite citadas existem mais uma infinidade de tratamentos, eis os mais conhecidos como: a carboxiterapia (que consiste em injetar gás carbônico na área a ser tratada), mesoterapia (ou intradermoterapia) que utiliza injeções subcutâneas com determinadas substâncias para o tratamento da celulite e a Subcision onde agulhas são inseridas na pele e movimentadas para romper as travas fibrosas que repuxam a pele, formando depressões. Todos estes tratamentos citados como a carboxiterapia, mesoterapia e Subcision são procedimentos invasivos (com o uso de agulhas), por este motivo são tratamentos mais doloridos.

E AGORA O QUE FAZER?
Com todas estas sugestões podemos pensar.... mas o que podemos fazer para tratar a celulite?

O ideal é marcar uma avaliação com um profissional especializado, assim conforme cada caso em especifico será sugerido o tratamento mais adequado (até porque a celulite pode vir acompanhada por outros problemas como gordura localizada, flacidez, e inchaço e os tratamentos, também, devem tratar estes problemas).

Sempre é interessante no tratamento para a celulite associar técnicas de tratamentos para ter resultados mais rápidos e eficazes, porém adapatado o tratamento a realidade de cada paciente e disposição de tempo. Leia a reportagem publicada no jornal O Diário da Encosta da Serra sobre Fisioterapeuta Dermato Funcional no Tratamento da Celulite (postada no blog no dia 01 de setembro de 2010), lá você pode ver mais informações sobre a celulite.

Alguns mitos e verdades sobre a celulite.....
Retirado da Revista Mari Claire.
Agora que está informada ....combata a celulite!




2 comentários: