16 outubro 2010

Radiofrequência, Radiofrequência, Radiofrequência, ..................................... O Equipamento da Vez!


Antes de começar a falar de Radiofrequência é importante relatar algo sobre FLACIDEZ, principal efeito deste equipamento:

Estima-se que a partir dos 25 anos de idade, a pele começa a sofrer uma diminuição gradativa do colágeno e elastina (que promovem a sustentação à pele). Com o passar dos anos, este processo provoca a flacidez cutânea (de pele) que é diferente da flacidez muscular.

Qual a diferença entre flacidez de pele e flacidez de músculo? Como uma interfere na outra?
A pele geralmente está sobreposta ao músculo e acompanha a tonicidade do mesmo. Se o músculo está flácido, a pele também parece flácida, porém se a pele está flácida e o músculo tonificado, então a aparência não é tão evidente. A pele tem um tecido e o músculo é outro. O músculo espessa ou “cresce” conforme os exercícios, já a pele não. Então mesmo com exercícios físicos o problema da flacidez de pele não será resolvido, somente com tratamentos específicos.

Que pessoas estão mais suscetíveis à flacidez?
Estão mais suscetíveis a flacidez idosos (mais de 60 anos), porque ocorre, além da gradativa diminuição da produção de colágeno e elastina (que ocorre com o passar dos anos), a perda muscular e aumento de gordura. Cirurgias que promovam perda de peso rápida, também, favorecem a flacidez e, em alguns casos, pós gestação. A má alimentação e o sedentarismo influenciam no aparecimento da flacidez (o alimento é a base para a formação dos tecidos e o exercício físico é necessário para manter a fibra muscular tonificada, além de melhorar a irrigação da pele).

Um tratamento que vem atualmente sendo muito indicado para a flacidez de pele é a Radiofrequência......
Ela atua aquecendo a derme, este calor tem a função de estimular a circulação sanguínea e a formação de novo colágeno, além de reestruturar o antigo, o que contribui para espessamento e firmeza da pele. Também, aumenta a vascularização e a drenagem linfática, diminui os fluídos (líquidos) e toxinas no adipócito (célula de gordura), redução de medidas e promove uma uma pele mais lisa.

Até então os aparelhos de radiofrequências bastante conhecidos eram o Accent® e o Thermacool® e agora foi lançado o Hertix® (da mesma marca do conceituado Manthus®).

O número de sessões e o intervalo de tempo entre elas é variável  dependendo das regiões a serem tratadas.

Antes de iniciar o tratamento uma avaliação deve ser feita com um profissional preparado, sendo vista, assim, a frequência em que será feito o tratamento, regiões a serem tratadas, contra indicações e as possíveis associações a outros equipamentos e técnicas para obtenção de melhores resultados.

Como funciona este equipamento?








                   A radiofrequência gera energia e forte calor sob a camada mais profunda da pele enquanto a superfície se mantém resfriada e protegida, o que causa a contração do colágeno. Quando a onda é aplicada sobre a superfície da pele, ela é resfriada (epiderme) e ao mesmo tempo uma energia de radiofrequência é passada para as camadas mais profundas (derme). Posteriormente é obtida a produção de neocolágeno que vai produzir uma melhora ainda maior no aspecto da pele (melhorando a flacidez).

Uma ação que permite não só promover a síntese do colágeno, levando à criação de neocolágeno, como também modificar as células de gordura, contraindo-as. Desta forma, a pele ganha firmeza e o corpo fica remodelado.

Este procedimento é uma nova tecnologia, diferente do Laser, dos Peelings e da Cirurgia Convencional. Não há cortes, lesões superficiais, edemas ou equimoses. Também, não há necessidade de afastamento do trabalho ou das atividades esportivas. Pode ser feito em todo o corpo, inclusive na face e pescoço.

O tratamento é indolor e não invasivo. É um tratamento possível de ser realizado em qualquer época do ano ou fototipo do paciente. O procedimento é acompanhado por uma sensação de intenso calor e eritema (vermelhidão) moderado que é mantido por algumas horas.

Quais os efeitos fisiológicos da Radiofrequência?
1) Aumento da vascularização e drenagem linfática.

2) Diminui os fluídos e toxinas no adipócito e por isso redução de medidas.
3) Pele mais lisa e diminuição da flacidez.
$) Vascularização.

Indicações de tratamento:
•Flacidez de pele facial e corporal.
•Rugas.

•Celulite.
•Gordura Localizada.
•Fibroses (promove a quebra de tecido fibroso, comum e pós cirurgias).
•Aderências.
•Sequelas de acne.

Sobre a Radiofrequência Hertix:
Há três tipos de frequências disponíveis no aparelho que operam de acordo com a profundidade do tecido a ser tratado. Oferece quatro tipos de aplicadores, que se adequam às diferentes áreas do corpo e da face com agilidade e segurança em aquecimento.


O objetivo do tratamento é aumentar a temperatura do tecido no sentido de alcançar uma temperatura local de 40 ºC a 43 ºC, o que desencadeia uma sequência de reações fisiológicas citadas anteriormente.

Em poucas sessões os resultados já são visíveis, com intervalos de aplicação variando com cada patologia a ser tratada e locais a serem tratados.

Fotos fornecidas pelo fabricante do antes e do depois do tratamento (com seis sessões de tratamento):
É importante ressaltar que os resultados irão depender de cada caso em individual, levando em consideração fatores como a qualidade da pele, alimentação e prática de atividade física.

1) Face:

2) Abdomên:
  
3) Membro Inferiores (celulite na lateral da coxa):
      











4) Membro Superior (Braço):
    










Um comentário:

  1. Bem, as fotos são impressionantes, mas na sua prática, vc observou resultados semelhantes?
    òtimo post!

    ResponderExcluir