Gestação: Um Período de Mudanças no Corpo!
A barriga pode crescer 10 vezes até o final da gestação. Uma linha de tom marrom aparece em algumas mulheres entre o umbigo e o púbis. Os quadris irão lassear cerca de 1 centímetro de cada lado e a ossatura se distanciará para dar passagem ao bebê. As pernas e pés, no final, podem apresentar inchaço, e algumas gestantes aumentam em um número os calçados. Mas nem tudo são mazelas! Os seios aumentarão até 6 vezes sem silicone algum e seus cabelos e unhas ficarão fortalecidos....
Não se preocupe. Depois, tudo tende a voltar ao normal.
A barriga pode crescer 10 vezes até o final da gestação. Uma linha de tom marrom aparece em algumas mulheres entre o umbigo e o púbis. Os quadris irão lassear cerca de 1 centímetro de cada lado e a ossatura se distanciará para dar passagem ao bebê. As pernas e pés, no final, podem apresentar inchaço, e algumas gestantes aumentam em um número os calçados. Mas nem tudo são mazelas! Os seios aumentarão até 6 vezes sem silicone algum e seus cabelos e unhas ficarão fortalecidos....
Não se preocupe. Depois, tudo tende a voltar ao normal.
Você pode contar com a fisioterapia para se adaptar
melhor a esta fase de mundanças!
1) Objetivos da fisioterapia no pré parto são:
- Evitar ou minimizar os transtornos gestacionais;
- Preparar a mama para a lactação;
- Promover um preparo cardiovascular mais seguro;
- Promover uma melhora postural no pré e pós parto;
- Preparar os membros inferiores para o aumento de peso e para as alterações circulatórias;
- Preparar os membros superiores para os cuidados com o bebê;
- Manter função e força dos músculos abdominais;
- Melhorar a percepção e o controle da musculatura do assoalho pélvico, que tendem a enfraquecer com a gestação;
- Preparar fisicamente para o trabalho de parto e expulsão;
- Melhorar a capacidade de relaxamento;
- Proporcionar um melhor restabelecimento no puerpério.
Juliane, de 34 anos, decidiu buscar a fisioterapia para combater dores nas costas, inchaços e até mesmo dificuldades respiratórias típicas de uma gestação. “Hoje não sinto muitos desconfortos, embora meu corpo esteja completamente mudado”, conta. Por causa do peso da barriga e das mamas, as gestantes têm o centro de gravidade alterado, o que pode prejudicar a coluna. Outra modificação comum na gravidez tem a ver com os ligamentos, que, por obra da enxurrada de hormônios, costumam se afrouxar, interferindo no equilíbrio.
Juliane se desdobra em cuidados com a alimentação desde que soube da gravidez. Também passou a dormir direito. Mas garante que sua grande aliada é a fisioterapia. “As sessões me ajudam a ficar relaxada e com maior flexibilidade”.
Atividades para fortalecer os músculos das costas e técnicas para melhorar a respiração são alguns dos procedimentos fisioterapêuticos indicados para as gestantes. Sem falar nos alongamentos, que são capazes até de afastar a hipertensão arterial na gestação — a perigosa pré-eclampsia —, segundo um estudo recente da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. “O profissional pode, também, aplicar movimentos de drenagem específicos para as grávidas, o que também ajuda na pressão ao atenuar inchaços”, afirma a fisioterapeuta Sabrine Pfeiffer, Hospital e Maternidade São Luiz - SP http://saude.abril.com.br/edicoes/0321/medicina/conteudo_539379.shtml.
- Drenagem linfática: 1) eliminar líquidos e toxinas retidos, 2)regular o trânsito intestinal, 3) prevenir estrias (já que a drenagem estimula na pele a maior produção de colágeno e elastina), 4) ajudar a manter o peso (a drenagem aumenta o metabolismo), 5) contribuir na volta do peso pós-gestação de forma mais rápida, 6) melhorar da circulação (prevenindo o surgimento de varizes) e 7) melhorar o sistema imunológico.
- Exercícios: fortalecimento, alongamentos e posturais para o tratamento e prevenção de dores (principalmente lombares) e , se necessário, medidas de analgesia (como massoterapia).
- Prevenção do surgimento de estrias.
- Cuidados com a pele (mantê-la limpa com a limpeza de pele e cuidados para prevenir manchas).
Veja a figura ao lado: Quando o volume de gordura sob a pele aumenta demais, as fibras da derme distendem e podem se romper. Para recuperar a lesão vasos sanguíneos se formam. Daí as manchas vermelhas das estrias que vão cicatrizando e embranquecem.
Conheça então algumas dicas de como evitar as estrias durante a gravidez:
- Evite engordar e emagrecer bruscamente, procure ganhar os quilos adequados durante a gravidez aos poucos.
- Beba bastante água.
- Evitar o estresse durante a gestação também é uma maneira de evitar as marcas indesejáveis.
- Use cremes hidratantes, pois eles costumam ser bastante eficazes nessa luta contra as estrias. Principalmente os que têm em sua fórmula colágeno, elastina, vitamina E, óleos vegetais e uréia.
- As roupas íntimas devem ser bastante confortáveis, pois assim ajuda a prevenir as estrias. Os sutiãs devem ser bem reforçados, para suportar o peso e o crescimento significante durante o período de gestação.
Como já vimos: sim a drenegem é bastante indicada a gestantes.
Entre as gestantes, uma queixa muito importante é o desenvolvimento de edemas (inchaço). Segundo Eisenberg et alii (2002), 75% das gestantes desenvolvem, em algum período, um certo edema, principalmente nas pernas e tornozelos (http://www.ebb.com.br/mostrar_ginastica.php?ref=7).
Se mulher já é um bicho estranho normalmente, imagine então na gravidez. Nessa fase da vida de uma mulher o corpo sofre um aumento do volume sanguíneo de até 50%, e essa alteração é ainda maior em volume plasmático. O que significa que passamos a reter em nosso organismo 8 litros acima do normal em volume de água, e o responsável por essa situação é o hormônio progesterona. Então, imagine todo esse volume a mais somado com o peso do bebê, mais a placenta e o líquido amniótico, sem esquecer daqueles quilinhos a mais que é normal ganhar durante a gravidez. Tudo isso é motivo de sensação de peso, inchaço e desconforto, e para aliviar todo esse mal estar uma boa alternativa é a drenagem linfática, que é uma técnica estimulante do sistema linfático (http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC1096690-2334,00.html).
4) Toda gestante pode fazer drenagem linfática?
Sim, mas sempre com liberação médica e com um profissional capacitado e preparado.
5) Quando uma gestante pode começar o tratamento fisioterapêutico na gestação e quando pode parar?
Poderá iniciar assim souber que estiver grávida e poderá fazer até o dia do nascimento do bebê. Podendo continuar posteriormente ao parto, para eliminar principalmente o inchaço do período pós-parto.
6) Para pós-parto existem opções de tratamentos indicadas?
Sim, existem várias opções. Como, por exemplo: para gordura localizada, flacidez de pele, estrias, enfim para todos os problemas que a mulher apresentar após o parto.
7) Deve-se esperar quanto tempo para iniciar tratamentos estéticos após o parto?
Na verdade não existe um período determinado para isso, a única observação a ser levada em conta é liberação do médico. O recomendado para iniciar um tratamento é sempre o mais precoce possível.
(figuras e cometários retirados da revista Saúde).
Informações muito preciosas nesta matéria, Dani! Adorei! Todas as gestantes deveriam ter acesso a estas informações e a este tipo de atenção e tratamento. Muito legal! Vou divulgar a matéria.
ResponderExcluirAahh estria eh a pior coisa do mundo!! Na primeira gestacao nao tive problemas, mas na segunda estou na mairo luta contra elas! Ta dando certo por enquanto, mas fica o medao de aparecer depois do porto.... Adorei as dicas! Achei legal o fisioterapeuta ajudar a gestante tbm! Nunca tinha ouvido falar! =D Na primeira gravidez eu fiz drenagem linfatica depois do parto... FOi muito bom! Recomendo mesmo!
ResponderExcluir